Dois aplicativos para ajudar você a se organizar – só dois, para não te sufocar


Se você vive nesse mundo, a essas alturas já sabe o que é um aplicativo para celular. Maaas, mesmo assim, vou começar por essa explicação. Sabe aquelas maleta que os marceneiros, eletricistas, trabalhadores em geral carregam quando vão fazer seus serviços? Pois então…Quando abrimos uma dessas caixas, encontramos um martelo, uma chave de fenda, alicates de diversos tamanhos, pregos, parafusos e talvez muitas outras ferramentas. Nossos celulares, tablets, computadores, são como essas caixas nas quais carregamos nossas ferramentas de uso diário, chamadas aplicativos – ou apps. Essas ferramentas nos quebram galhos imensos, principalmente em razão da vida corrida que a maioria de nós leva. É um tal de trabalhar daqui, levar filho na escola dali, ir ao supermercado no intervalo do almoço, ir para a malhação no final da tarde, que ficamos exaustas. Acontece que no outro dia temos mil e uma outras tarefas para enfrentar e isso significa que precisamos nos manter organizadas.

Para que você não se perca em seus compromissos e mantenha a produtividade durante o dia inteiro, separei dois aplicativos interessantes. Poderia ter indicado cinco aplicativos. Ou dez. Ou quinze. Sou a louca dos aplicativos, para te falar a verdade. A foto acima é de uma das telas do meu celular. Tenho cinco telas cheias. Adoro essas caixinhas coloridas cheias de funções. Talvez para algumas pessoas não seja aconselhável ter tantos aplicativos assim, justamente para não caírem na tentação de ficarem brincando com o celular em horas impróprias. Para mim funciona muito bem e o celular não me distrai enquanto trabalho. Uso os aplicativos a noite, pouco antes de dormir. Eles me relaxam, me divertem, estimulam minha criatividade. Enfim, amo. Você deve pesar como se sente a respeito disso e só baixar os aplicativos que forem realmente auxiliar, e não atrapalhar, sua rotina.

Em minhas indicações, deixei de lado os aplicativos “óbvios”, aqueles que quase todo mundo usa (redes sociais, gerenciadores de emails, aplicativos de mensagens),  porque esses você já conhece.O melhor? Os aplicativos são de graça. Pode haver a necessidade, no entanto, de você ter que pagar para usar algumas funções extras  caso tenha interesse por uma versão mais completa. Afinal, é disso que os desenvolvedores de aplicativos sobrevivem e é comum essa prática de disponibilização de uma versão mais simples dos apps . São versões mais simples mas totalmente funcionais. Use sem medo.

Vamos lá?

1) IFTTT: If This Then That é o nome desse aplicativo, abreviado para IFTTT. Quer dizer, literalmente, “se acontecer isso, então faça aquilo”. Eu simplesmente adoroooooooooo o app, porque nele podemos programar várias ações que necessariamente precisam ocorrer uma atrás da outra, rotineiramente. Exemplos de programações possíveis: se entrar um email de fulana, então arquive na pasta clientes; ou, se tirar uma foto com o celular, automaticamente a envie para o Google Drive. Há outras tantas combinações que você pode fazer,  desde ser comunicada todas as manhãs, por email, a respeito da previsão do tempo, até receber um aviso toda vez que a Nasa publicar uma nova foto. São incríveis as possibilidades, principalmente para quem, como eu, trabalha com as redes sociais e precisa fazer com o que o conteúdo de uma rede entre na outra rede. Assim, publico no Facebook e já mando para o Instagram, publico no Twitter e mando para o Pinterest, e assim por diante;

2) Toodledo: Meu preferido, de longe. Concorre com os aplicativos de fotografia, que são meus dodóis. Ele é mais do que um aplicativo para gerenciamento de tarefas. Nele, você atrela as tarefas a seus objetivos de vida, também a contextos diferentes (a tarefa x deverá ser realizada em casa, ou no trabalho, ou ainda em outro contexto que você criar) e a pastas diferentes. Eu tenho uma pasta para cada área de minha vida (carreira, saúde, finanças, lazer, etc). Para cada pasta criei objetivos (na carreira quero atingir x inscritos no portal, por exemplo; para saúde, quero administrar melhor minha alimentação; em finanças determinei o montante que gostaria de estar ganhando até o final de 2017. Assim fiz com todas as áreas que achei importantes. Você escolhe as suas). Para atingir cada objetivo estipulado, anoto as tarefas a serem realizadas e em que contexto. O aplicativo é muito fácil de usar, mas está em inglês. Se você não domina a língua, não tem problema. Apenas traduza os termos principais com a ajuda do Google e anote em um caderno, na sua agenda, nas notas do celular. Parece um trabalho desnecessário, você deve estar pensando. Não, te garanto que não é. O aplicativo é sensacional e vale a pena você passar esse perrengue inicial da tradução. São poucos termos, afinal. Em seguida você memoriza o que quer dizer cada termo e não precisa recorrer a sua lista de tradução. Você ainda pode criar notas para cada tarefa. Adapte o aplicativo para seu sistema de trabalho, mantendo anotações simples ou adicionando complexidade ao mesmo. Há formas de arranjar as tarefas por prioridades, também determinar as datas de início e de entrega das tarefas, fazendo soar alarmes quando for necessário. É possível colocar as tarefas em um mapa e receber alertas de aproximação quando você estiver perto de um lugar no qual tem coisas para fazer. Assim, quando passar na frente do supermercado, o aplicativo te avisa que está faltando manteiga. Há mais uma infinidade de coisas para serem feitas, inclusive controlar maus hábitos e reforçar hábitos saudáveis. Só vendo para entender! Recomendo com cinco estrelas. A parte gratuita é tão boa de usar que nunca me fez falta a parte paga.

E você? Tem algum aplicativo bacana para indicar e que ajude a mulherada a se organizar e ser mais produtiva? Diz aí!

Quer ler mais a respeito de dicas tecnológicas, clique aqui.

Beijos e me liga.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *