[Dicionário de Moda] Plissado 2


Estou inaugurando tag nova aqui no site!

Para quem curte moda, começo hoje a esclarecer alguns termos usados no universo fashion. Por quê? Por que sim. Por que nessa semana três pessoas me confidenciaram que deixam de perguntar sobre algo que têm curiosidade por medo de passarem por burras. “Ah, se todo mundo tá falando, todo mundo sabe, como eu não sei? Fico com vergonha de perguntar”, foi o que me disse uma delas. As outras concordaram com a cabeça.

Ó, vou te dizer uma coisa: para mim você pode perguntar o que quiser, tá bom? Sem vergonha. Se eu souber responder, vou ter o máximo prazer em te ajudar. Combinado?

Por enquanto, o que posso fazer é falar sobre alguns termos ligados a moda. No futuro é possível que surja outra tag semelhante, ligada a outras áreas do conhecimento. Então, vamos lá?

O que temos para hoje é o termo plissado.

Plissado é tudo que tem pregas (dobras permanentes). É usado em saias, blusas, vestidos. Dá graça e leveza a roupa, como pode ser visto nas fotos abaixo.

Foto: Antix

Os plissados existem desde tempos remotos e eram utilizados no Antigo Egito, na Grécia, posteriormente também em Roma. A técnica popularizou-se, no entanto,  no final do século XIX, visando dar mais mobilidade as moças na hora das danças. Seu “ressurgimento” nos anos 20 e 50, principalmente por causa de Marilyn Monroe e sua famosa cena da saia esvoaçante, protagonizada enquanto filmava o clássico “O Pecado mora ao lado”, agregou um toque de feminilidade ao vestuário feminino. Curiosidade: o vestido de Marilyn Monroe foi leiloado em junho de 2011 por US$ 5,6 milhões.

 

Estamos em 2017 e ele está aí, vestindo moçoilas de todas as idades, de todas as cores, de muitos amores. Veja aqui uma matéria sobre saias plissadas.

Beijos e me liga!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “[Dicionário de Moda] Plissado