Dicas de como montar um guarda-roupa básico e cheio de estilo 2


Sim, eu sei. Você, eu e toda a torcida feminina do Flamengo nos perguntamos volta e meia: mas que diacho de roupa eu devo comprar para compor meu guarda-roupa?

Parênteses: diacho é antiguinha, né? Diacho está na mesma seara de “ora, bolas!”, “Pombas”, “Xongas” e “seara”. Todas são tããão antiguinhas…Fazer o que, não é? Eu nasci na década de 60 (ei! Beirando os anos 70! Não acrescente anos às minhas costas! :)), estou acostumada com esse palavreado fora de moda. 🙂

Agora voltando. Nós nos perguntamos, vez ou outra na vida: mas o que é que eu preciso comprar para ter o que é essencial e não passar aperto na hora de ir para uma reunião mais formal, sair para o almoço com as amigas ou um passeio no shopping? Afinal, quais são os básicos?

Te respondo: depende! Sim, é vago. Vou clarear. Depende de como você se veste, depende de como é o seu estilo no dia a dia. Se você é moderna, “exótica”, curte looks muito diferentes, inusitados, talvez seu básico seja diferente – muuuuito diferente – do básico de uma pessoa clássica, clean. Vejamos:

Photo credits: SaimaSays.net & BystylingAmsterdam Source: http://www.closetonthego.com/style-icon-iris-apfel/ © Closet On The Go

Essa é Iris Apfel, empresária, quase cem anos de puro “eu não estou nem aí para o que você acha de meu estilo”.

E esta é Carmen Dell’Orefice, modelo, casa dos oitenta anos, elegante, etérea, cheia de amor próprio.

Essa é a Débora Bloch, cinquenta e quatro anos, atriz. Certamente você sabe quem ela é. Débora curte moda e está sempre bacanérrima.

E essa é Melanie Kobayashi, blogueira e artista canadense, 53 anos de extroversão, alegria, diversão:

Dá para ver que a única coisa que elas tem em comum é o gosto pela moda, não dá? Uma é bem diferente da outra, então falar de básico para todos os tipos de mulher é algo meio esquisito, você não acha?

De qualquer forma, vou arriscar. 🙂 Digamos que se você curte mais o jeito de Melanie e Iris, então poderá usar os básicos como se fossem telas nas quais depositará toda a sua criatividade. 🙂 Se você curtir mais o estilo de Débora ou Carmen, beleza! Os básicos vão te vestir bem.

Vamos a eles?

 1) Camisas preta e branca: camisas com gola pequena ou enoooorme, mangas longas ou curtas, dobradas ou com botão fechado no punho, são seu item número 1 na hora das compras.Elas cairão bem com saia e com calça, com looks mais formais e mais relaxados. É só olhar para essas três mulheres lindas aí embaixo para você ver.

2) Jeans adequados para seu corpo: um bom par de jeans vale muito. Ele também cai bem com tudo. Você é uma mulher elegante? O jeans certo irá compor muito bem seu visual. É despojada? Aposte nele para te dar conforto e um ar cool :). É “diferente”, extravagante, gosta de misturar cores que outras mulheres nem sonhariam em usar? Pegue um jeans e customize do seu jeito. Resultado: os jeans vestem bem pra caramba. Três vivas para Levi Strauss, seu grande criador!

3) Saia-lápis: só posso te dizer uma coisa quanto à saias-lápis. Uma coisinha só…Vista-as e arrase! A mulher que a usa parece ter o poder nas mãos. 🙂 Fazendo a pose da Mulher-Maravilha, então, nem se fala! Lembra da pose? De pé, pernas levemente abertas, mãos na cintura? Olhe a foto do meio, com a Luiza Brunet. É essa a pose, mas olhando reto pro sujeito na sua frente. Poder total e irrestrito!

4) Vestido preto: básico ou não muito, reto ou esvoaçante. Não importa o modelo, desde que você tenha esse curinga na manga. Pelo que a gente opta quando não sabe o que vestir? Preto, dirão noventa por cento das mulheres. Então, não vacile. Na hora da sedução? Preto! Na hora do passeio com as amigas? Preto! Na apresentação de um trabalho para o CEO de sua empresa? Preto!

5) Calça de alfaiataria: são bacanas de qualquer cor. As de tom neutro, como as pretas, brancas, cinzas, aceitam quase tudo por cima. As de cores mais ousadas, requerem um cuidado especial. Aposte nas neutras, em primeiro lugar. Claro, é disso que estamos tratando aqui nesse artigo, então se for comprar alguma calça nova, escolha primeiro uma basiquinha. Observação importante: invista em calças de caimento perfeito. Cuide se a bainha está bem feita, se o tecido não repuxa nos bolsos, se ela não aperta na cintura. Calças de alfaiataria parece que gritam. Você enxerga de longe quando são porcaria. Se elas estiverem caras e não couberem no seu orçamento, abra mão de tê-las. Não compre qualquer uma só para completar a lista de peças básicas.

6) Blazer corte moderno, cor neutra: junto com os jeans, são minha peça favorita. Eu amo os blazers e acho que criam looks bacanas, ao mesmo tempo que protegem do friozinho do outono. Sempre que posso, invisto neles.

7) Camiseta listrada: um clássico. Maaas, dão a sensação que temos alguns quilos a mais. Eu encaro mesmo assim. 🙂

8) Trench coat: eles aquecem, protegem da chuva e acrescentam elegância ao seu visual.  A mulher que curte looks mais alinhados, ficará muito bem usando peças mais esportivas e, junto, um trench coat.

Adicione mais um casaco nesses básicos, caso você resida em algum lugar frio. Aqui onde moro, no sul do Brasil, o inverno é rigoroso. Eu não conseguiria passar pela friaca toda sem um bom casacão.

9) Casaco para inverno:

10) Blusão: o cashmere é uma lã leve, com toque muito macio e durabilidade acima da média. Eles não são baratos, mas valem todos os nossos centavos. Aquecem, podem ser despojados, podem ser muito elegantes, podem ser o que a gente desejar. Dependendo do tipo de acessório que você usar, seu cashemere se transformará completamente.

11) Scarpin: é o sapato do poder. Tenha um, pelo menos.Use-o para tudo. Literalmente tudo. Vai seduzir? Use-o. Vai pedir uma promoção? Use-o. Vai para o happy hour com as amigas? Use-o!

8) Sapatilha: é o sapato do conforto. Não há muito o que dizer a não ser que seus pés vão te agradecer por ter adquirido pelo menos uma.

10) Bolsa elegante: porque não vivemos sem elas! Nelas, depositamos nossa vida! 🙂 Então, invista em uma de qualidade.

14) Óculos escuros: eu adoro. Sou viciada neles e, por mim, teria um de cada cor, de cada formato, de cada tamanho. Como não é possível, me contento com meus dois. 🙂

Agora é a hora de você perguntar:

-Ah, Cláudia! Mas quase tudo é preto e branco. Não tá faltando um pouco de cor nesse editorial, não? Hein?

Então eu respondo:

-Siiim, falta cor. De propósito. Queria que você entendesse que básico é básico :). Cor a gente vai botar em uma próxima postagem, ok? Vamos evoluindo, brincando com os básicos, achando novas formas de usar isso tudo, está bem?

Agora é a parte que eu faço minha confissão: foi muuuuito difícil me manter no preto, branco, bege. Dei umas escapadelas aqui e ali como você mesma notou nos cashemeres e outras peças. Em geral, no entanto, a ideia era basicamente essa: te mostrar minhas sugestões de compra para que você tenha o mínimo para manter a elegância, o conforto, o estilo, em dia.

Temos mais de quarenta anos e não somos invisíveis. Queremos estar bem, bonitas, modernas, estilosas. Nós podemos! Você não acha?

Beijos e me liga!

 

Referências:

Blog da Mari Calegari

Blog El Capricho Del Marqueza

Blog Cashola

Blog Style At Certain Age

Site da Aline Kilian

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Dicas de como montar um guarda-roupa básico e cheio de estilo

  • Elizangela Araújo

    Amei este artigo.
    Disse tudo que procuro, muito obrigada!!!!
    Beijos!

    **P.S
    Seguindo seu canal agorinha, porque não sou obrigada ficar sem informações boas, né non???

    • claudia Autor do post

      Querida Elizangela, fico muito feliz de receber um feedback desses. Muito obrigada por tua disposição de escrever essa mensagem. Pode ter certeza que foi importantíssima para mim. A maioria das pessoas não costuma fazer isso. Gostando ou não, a maioria das pessoas não toma essa iniciativa.

      Show! Segue sim. Meu canal está apenas começando, estou aprendendo como se faz. Vou melhorando com o tempo, sempre contando contigo.

      Beijos grandões!