Você arruma ou organiza o seu espaço? 1


<a href=’http://www.freepik.com/free-photo/girl- wih-raised- shoulders_911753.htm’>Designed by Freepik</a>

Uééé!

Ou, UAI!!!, como se diz aqui nas Minas Gerais, e não é a mesma coisa?

Na, na, ni, na, não!!! E é aí que mora o perigo e que faz com que a grande maioria das pessoas não entenda porque arruma, arruma e todas as vezes que precisa achar alguma coisa é um estresse danado.

Bem, vamos começar pelo dicionário:

Arrumar: Pôr em ordem, acomodar, colocar o que está fora do lugar em ordem. Exemplo: arrumar a cama, lavar a louça, guardar o sapato que ficou na sala.

Organizar: Dispor para funcionar, estabelecer as bases de, instituir padrões ou métodos pelos quais devemos nos orientar, forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Exemplo: o uso do porta talheres, onde cada tipo de talher tem seu espaço próprio.

Para que fique bem claro, vou utilizar um exemplo muito batido na minha área, mas que considero bem ilustrativo, não só pela diferença entre o arrumar e o organizar, mas também, como em um processo você continua tendo muito trabalho e gasta muito tempo e no outro a ação diária é imediata e completamente eficaz.

Imagine que você tem um monte de botões de roupa espalhados em um determinado lugar, ou às vezes até mais de um lugar, e quer dar um jeito nesta bagunça. Você arranja um pote bonitinho, com ou sem tampa, coloca todos os botões ali dentro e pronto. Estão arrumados! Acabou a bagunça! Foi até rápido e resolveu o assunto!

Se formos organizar estes mesmos botões, vamos separá-los e categorizá-los por tamanho, tipo e cor, depois vamos criar um lugar onde cada uma das categorizações criadas tenha seu espaço particular, mas ao mesmo tempo possamos visualizar todos juntos.

Categorização dos botões

Botões organizados

Nossa! Você vai me dizer: mas deu muito mais trabalho e gastei muito mais tempo “organizando” do que “arrumando”! E é verdade, PORÉM… Quando você precisar pegar um botão vermelho no primeiro exemplo, você terá que despejar todos os botões em cima de uma superfície, achar e separar o tal botão, pegar todos os outros esparramados e colocar de volta no pote. No segundo exemplo, pega o botão e pronto! Todo o resto permaneceu intocável e continuou organizado. Percebe a grande diferença de esforço e tempo gastos em um processo e no outro na hora do uso? É muito claro!

É bem verdade que é mais demorado para organizar, mas é uma vez só e realmente está resolvido, pois se tornou um processo eficiente e permanente. Já no caso de arrumar, a impressão é de uma solução rápida, mas na utilização do dia a dia, ela é desgastante e toma muito mais tempo. Sem falar que na hora da pressa, a chance de se deixar os botões esparramados é imensa, e aí, o processo volta ao estágio anterior, o da bagunça.

E é essa redução de estresse e esforço e a otimização do tempo nas tarefas corriqueiras do dia a dia das pessoas, que faz toda a diferença na sua produtividade, qualidade de vida e bem estar.

Esta transformação na vida de nossos clientes, o brilho nos olhos deles quando veem e sentem os efeitos da organização é o que nos move e nos apaixona em nossa profissão.

E aí? Qual é a sua resposta agora? Você arruma ou organiza seu espaço?

 

 

Gisela Wittmann Lopes, arquiteta e Personal Organizer. Depois de vários anos na atuação em projetos arquitetônicos variados e arquitetura de interiores, o foco atual, e que sempre se fez presente na minha vida, é a organização.O que é mais apaixonante nesta área é a transformação real que a organização traz para a vida das pessoas, e isso não tem preço! Atuação principal em Belo Horizonte com: organização residêncial, consultórios, empresas, comércio, recém-casados, chegada do bebê, documentos – fotos – coleções, consultorias e workshops.

Contatos:

(31) 99943-1063

giselawl@gmail.com

Related posts:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Você arruma ou organiza o seu espaço?