[Curiosidade que não acaba mais] Vesúvio, o vulcão raivoso que sepultou Pompeia e Herculano 2


 

Você sabia que em no primeiro século de nossa era houve uma erupção do vulcão Vesúvio e ela foi tão forte que cobriu as cidades de Herculano e Pompeia de lava, cinzas e lama, destruindo-as completamente?

Rezava a lenda que as entranhas do vulcão resolveram se agitar em uma madrugada qualquer do ano 79 d. c.. O movimento foi tão forte que mudou o curso do rio Sarno, e foi tão rápido que sepultou as pessoas vivas enquanto dormiam. Hoje, estudando sobre a história de Pompeia e Herculano, li que o Vesúvio entrou em erupção pela manhã e expeliu pedras com até oito metros de espessura. Quem não morreu em razão de uma pedrada, foi intoxicado pelo gás altamente letal que vinha do vulcão. Resumo da ópera: as pessoas estavam mortas quando a lava atingiu Pompeia. Conforme descobertas, muitos corpos foram encontrados quase intactos, petrificados. Viraram cinza e solidificaram em seguida. O calor da lava expelida chegou a 400 graus Celsius, aproximadamente. Poucas pessoas sobreviveram. Já em Herculano, pode ter ocorrido algo diferente, pois muitos corpos foram encontrados no cais do porto. A hipótese é que os habitantes da cidade tentaram fugir pelo mar, sem obter sucesso.

As duas cidades tiveram sua localização esquecida com a passagem do tempo, até seu redescobrimento no século XVIII. No interior das casas soterradas foram encontradas obras de arte, afrescos, utensílios domésticos. Tudo foi sepultado na noite da erupção do vulcão. Apesar de terem ocorrido muitos saques, os arqueólogos continuam a encontrar objetos soterrados valiosos, historicamente falando.

Pompeia e Herculano foram declaradas pela Unesco Patrimônio Histórico da Humanidade. Passaram a ser (mal!) preservadas desde então. Pompeia era bem maior que Herculano. Se você tiver a oportunidade de visitar as ruínas das duas, um dia, deixe mais tempo para Pompeia.

 

 

A representação artística da tragédia de Pompeia:

O último dia de Pompeia, de Karl Bryullov (1830-33)

 

Abaixo, fotos de Herculano:

Créditos: Janela Itália

Créditos:Janela Itália

 

Agora deixando Pompeia e Herculano um pouco de lado, você sabia que o Vesúvio já havia destruído outras cidades?

Sabia que ele é considerado, hoje, um dos vulcões mais perigosos do mundo, extremamente ativo  e com erupções violentas, explosivas (ao longo da história foram dezenas de vezes. A última ocorreu em 1944, em meio a Segunda Guerra Mundial. Sim, desgraça pouca é bobagem, como dizia minha avó) ? E que há uma grande preocupação do governo italiano quanto a população numerosa que vive em seu entorno? Sabia que ele se localiza  9 Km a oeste da cidade de Nápoles, região com mais ou menos 3.000.000 de habitantes?

Curiosidade que não acaba mais essa minha! Você também é assim? Diz aí!

Beijos e me liga.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “[Curiosidade que não acaba mais] Vesúvio, o vulcão raivoso que sepultou Pompeia e Herculano