Receber em casa: decoração de mesas


Receber amigos e familiares em casa é dos rituais que mais gosto de fazer. Reunir pessoas queridas em volta de uma mesa, preparar aquela comida especial, ficar horas ali, naquele espaço, conversando e confraternizando tem algo de mágico e acolhedor.

Comer, reunida com outras pessoas, representa muito mais que alimentar e nutrir o corpo. A meu ver, a gente alimenta a alma e nutre as relações nestes  encontros. Reunir-se em volta da mesa, saborear pratos e conversas, em tempos de correria insana, é das pausas mais saudáveis e necessárias que podemos fazer, concorda comigo?

Quando você prepara o ambiente para receber as pessoas, você doa tempo, cuidado, dedicação e afeto. Se você não tem noção de como decorar a mesa, fiz uma pesquisa para dar aquela forcinha para auxiliar e deixar o ambiente charmoso, acolhedor e até mesmo sofisticado, se for a proposta.

Dicas
1. Antes de mais nada: Como são seus convidados? Eles têm hábitos mais simples ou mais sofisticados? De nada adianta servir um jantar requintado, com louças diversas e mil talheres, se irá receber pessoas que não estão acostumadas a isso. A intenção é criar um ambiente acolhedor, que propicie harmonia e não constranger seus convidados, certo?

2. É importante considerar como é a decoração do espaço no qual será servido o almoço ou jantar. Se é em sua sala de jantar, é bacana coordenar toalha de mesa ou jogo americano e guardanapos com a decoração do ambiente.

3. Flores sempre dão um toque de especial à decoração da mesa. Primeiro, certifique-se que nenhum convidado tem alergia a flores ou pólen. Você não quer ninguém passando mal, ok? Rs… Sabendo que não há nada que impeça  completar a decoração com flores, escolha arranjos com flores baixas, de modo que eles não atrapalhem a interação entre seus convidados. E lembre-se de que as flores escolhidas devem ornar com a louça e toalhas escolhidas.

4. As velas também dão charme a decoração da mesa. Elas trazem aconchego ao ambiente, criando um clima de intimidade.

Com estas dicas, deixo para você algumas inspirações que encontrei no Pinterest.

E como as festas de fim de ano se aproximam, deixo essas duas inspirações de mesas natalinas que encontrei no blog Meu Buquê, elaboradas pela Beta Martinez.

Gostou das sugestões? Conta para mim quais suas dicas para decorar a mesa e receber amigos e familiares em casa?

Beijos e me liguem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *